Espiritismo?
O que é
É o conjunto de princípios e leis revelados pelos espíritos superiores, contidos nas obras de Allan Kardec, que constituem a codificação espírita: O Livro dos Espíritos, o Livro dos Médios, o Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Génese.
“O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos espíritos, bem como as suas relações com o mundo corporal”, em “O que é o Espiritismo”, Preâmbulo, de Allan Kardec.
“O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo com que o Homem saiba de onde vem, para onde vai e porque está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da Lei de Deus e consola, pela fé e pela esperança”, em “O
Evangelho segundo o Espiritismo”, cap. VI, ponto 4
O que revela
Revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos homens, dos espíritos e das leis que regem a vida. Revela ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objectivo da nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento.
Sua abrangência
Trazendo conceitos novos sobre o Homem e tudo o que o cerca, o Espiritismo toca em todas as áreas do conhecimento, das actividades e comportamento humanos, abrindo uma nova era para a regeneração da Humanidade.
Pode e deve ser estudado, analisado e praticado em todos os aspectos fundamentais da vida: científico, filosófico, religioso, ético, moral, educacional, social.
Seus ensinos fundamentais
Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, único, omnipotente, soberanamente justo e bom. No Universo há outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução: iguais, mais evoluídos e menos evoluídos que os homens. Os espíritos são os seres inteligentes da criação. Constituem o mundo dos espíritos que pré-existe e sobrevive a tudo. Os espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu próprio aprimoramento. As relações dos espíritos com os homens são constantes e sempre existiram. Os bons espíritos atraem‐nos para o bem, sustentam‐nos nas provas da vida e ajudam‐nos a suportálas com coragem e resignação. Os imperfeitos induzem‐nos ao erro.